segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Com linha 2, metrô deve receber o dobro de passageiros em Salvador

05/12/2016 - G1 BA

Novo trecho foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (5).

Transporte deve chegar até Pituaçu em maio de 2017.

Juliana Almirante

Estação do metrô de Salvador no trecho do Detran. Bahia (Foto: Juliana Almirante / G1)
Estação do metrô de Salvador no trecho do Detran. Bahia (Foto: Juliana Almirante / G1)
Estação do Detran faz parte da linha 2 do metrô, que começou a operar nesta segunda (Foto: Juliana Almirante / G1)

As três estações da linha 2 do metrô de Salvador que foram inauguradas nesta segunda-feira (5) devem dobrar a operação de passageiros, segundo previsão do governo do estado. A média de passageiros que o trecho 1 recebe por dia é de 50 mil passageiros e, com o início da nova linha, esse número deve chegar a 100 mil.

"A inauguração da linha 2 é o passo mais importante para consolidação do metrô de Salvador. A etapa dessas três estações tem investimento de 510 milhões no total. Até final de 2017 vamos chegar com a linha 2 até o aeroporto", disse o secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Carlos Martins.

A previsão é de que o próximo trecho da linha 2 comece a operar em maio de 2017, com a abertura das estações de Pernambués, Imbuí, CAB e Pituaçu.

Para facilitar a integração entre metrô e ônibus, o governo promoveu a redução de imposto no combustível.

"Publicamos decreto desonerando o diesel em 1%. Vamos dar mais 1% até o final do mês [dezembro] para conseguirmos avançar em mais linhas de ônibus", disse o governador Rui Costa.

As três primeiras estações abertas na linha 2 já contam, desde a inauguração nesta segunda-feira, com integração com 45 linhas de ônibus.

As estações Acesso Norte 2, Detran e Rodoviária integram um trecho de metrô de 2,2 km. Somadas com os 12 km da linha 1, o transporte tem agora 14,2 km, aproximadamente a mesma extensão da Avenida Paralela, uma das principais da capital baiana.

Antônio Leão Pereira, de 62 anos, saiu da Rua Carlos Gomes, no centro da cidade, onde mora, para ir até a Estação da Rodoviária. Ele destaca o tempo de deslocamento menor para fazer o trajeto por meio do metrô. "Fui andando até a Estação da Lapa, fui até a Acesso Norte 2 e vim pra cá. Diminui muito o tempo em relação ao ônibus", diz ele, que tem direito a gratuidade no metrô por ter mais de 60 anos. Nos ônibus da capital baiana, pessoas com mais de 65 anos também têm gratuidade.

A autônoma Maria da Paz, 42 anos, também já passou pela linha 2 do metrô nesta segunda. Com a filha Ana Beatriz, Maria pegou o transporte na região do Iguatemi e vai seguir até a Lapa. "Finalmente [a estação Rodoviária] ficou pronta. Agora espero que termine o resto pra desafogar ainda mais o trânsito que está muito engarrafado na cidade", disse Maria da Paz.

O ponto de encontro da linha 1 com a linha 2 é a Estação Acesso Norte 2. Portanto, o passageiro que sair da Estação Pirajá, da linha 1, e quiser ir para o Detran, por exemplo, deve passar pelo Acesso Norte 2 para então ter acesso a linha 2. O acesso não precisa do pagamento de nova passagem.

A integração entre ônibus e metrô é feita por meio de um cartão recarregável. A tarifa de R$ 3,30 permite que o passageiro pague o mesmo valor para embarcar nos dois transportes, pelo período de duas horas.

A linha 2 tem o mesmo horário de funcionamento da linha 1, das 5h à meia-noite, inclusive em feriados e nos finais de semana. No metrô, os passageiros ainda podem utilizar o cartão da CCR Metrô Bahia, SalvadorCard e Metropasse.

A linha 1 começou a operar em junho de 2014 e conta com as Estações da Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte, Retiro, Bom Jua e Pirajá. O planejamento do governo é estender a linha 1 em 5,5 km, levando o transporte até o bairro de Águas Claras.

A estimativa é que a linha 2 do metrô, que vai até o aeroporto de Salvador, tenha 20 km de extensão e 12 estações. O projeto prevê ainda a expansão do sistema metroviário até Lauro de Freitas, completando 23 km e 13 estações

14 anos de espera

O metrô começou a ser construído no ano 2000 e deveria ter ficado pronto três anos depois; em abril de 2013, o governo da Bahia, na administração de Jaques Wagner (PT), assumiu a gestão da obra, que até então era da prefeitura da capital, sendo iniciada com Antônio Imbassahy, que era do PFL e hoje integra o PSDB.

Catorze anos após o início das obras, a Linha 1 do metrô de Salvador começou a operar em 11 de junho de 2014. Atualmente, ela conta com 12 quilômetros de extensão, entre os terminais da Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte, Retiro, Bom Juá e Pirajá.

Com 20,7 quilômetros de extensão, a linha 2 do metrô terá 12 estações: Detran, Rodoviária, Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz, Mussurunga e Aeroporto. Estão previstas ainda a construção de quatro terminais de integração - Acesso Norte, Rodoviária, Pituaçu e Aeroporto - e a reforma de outros dois - Rodoviária Norte e Mussurunga.

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2016/12/com-linha-2-metro-deve-receber-o-dobro-de-passageiros-em-salvador.html

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