terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Até abril, ônibus e metrô serão integrados em Salvador

12/01/2016 - Tribuna da Bahia

Anúncio da integração de todas as linhas foi feito pelo governo baiano durante inauguração de novo terminal na estação Acesso Norte 

Yuri Abreu  

Ônibus e metrô baianos terão integração até abril
Ônibus e metrô baianos terão integração até abril
créditos: Divulgação CCR Metrô Bahia

Para quem utiliza o metrô e desce na estação Acesso Norte agora também vai contar, no mesmo local, com o novo Terminal de Ônibus, inaugurado na manhã de ontem pelo governo do estado e pela CCR, concessionária que administra o metrô de Salvador. Ao todo, o espaço tem 5 mil m2 de área construída e capacidade para receber 70 mil usuários por dia.

Inicialmente, o terminal deve receber sete linhas de ônibus, sendo três urbanas – Vale dos Rios/Stiep-Lapa, N. S. do Resgate-Lapa e Pernambués-Lapa – e quatro metropolitanas, oriundas das cidades de Mata de São João, Nova Dias D’Ávila, Madre de Deus e Candeias, todas com ponto final na Estação da Lapa e passando pela BR-324 e pela Avenida Heitor Dias.

Contudo, estas linhas que vêm da região metropolitana ainda não possuem integração com o metrô, com os passageiros tendo que pagar duas tarifas. Pagam apenas uma taxa – no valor de R$ 3,30 – àqueles que usarem as linhas urbanas. “Nós estamos agora nesse processo de ampliação da integração ônibus-metrô. Estamos, neste momento, em uma fase inicial, mas até abril nós pretendemos integrar todas as linhas que passam nas proximidades do metrô, proporcionando maior agilidade à população”, comentou o secretário de desenvolvimento urbano do estado, Carlos Martins.

Presente a inauguração, o governador Rui Costa, também falou sobre o aumento das linhas de ônibus que devem ser integradas ao metrô. “Estamos conversando com a CCR e com o pessoal das empresas de ônibus. O ideal é fazer isso de forma paulatina, segura e que não gere nenhum transtorno à população. A cada semana, a cada quinzena, nós vamos incorporando uma linha até que tenhamos 100% das linhas metropolitanas integradas”.

Costa aproveitou a ocasião para vistoriar as obras da Linha 2 da estação Acesso Norte que, segundo a CCR, devem entrar em operação comercial no final deste semestre, juntamente com a estação Detran. Além disso, o governador visitou a nova passagem subterrânea para pedestres localizada entre a Avenida Barros Reis e a Rua Christiano Buys, no Cabula. Com 150 m, o local conta com rampas de acesso, piso tátil para deficientes e câmeras de monitoramento.

De acordo com o gestor estadual, a expectativa é de que até o final do mês seja inaugurado o terminal na estação Pirajá, tendo como foco a acessibilidade. 

Os usuários elogiaram a nova estrutura. “Está muito bom e organizado", comentou o aposentado, Raimundo Sapucaia. Para a comerciária Ivete Menezes, “ainda tem muita coisa para se fazer, mas já é uma grande vitória para Salvador”, disse.

Obras avançam
Assim, como na Linha 1, as linhas oriundas da região metropolitana vindas do litoral norte também devem ser integradas com o metrô na Linha 2. De acordo com Rui Costa, à medida que a obras avancem na região, o procedimento será realizado. “A nossa meta é que 100% dos ônibus que venham da região metropolitana, não ingressem mais na cidade do Salvador, ficando nas estações Mussurunga, com a Linha 2. E, na Linha 1, ficarão inicialmente em Pirajá para, posteriormente, na futura estação de Águas Claras/Cajazeiras, não engarrafando mais o centro da cidade”, reforçou.

Com relação às intervenções na Paralela, o presidente da CCR Bahia, Luiz Valença, explicou: "É uma obra bastante grande, do Acesso Norte até o Aeroporto e com 12 estações. Já temos avançado bastante e o nosso canteiro de obras já atinge próximo a região de Mussurunga, passando pelo Bairro da Paz. Além disso, temos fundações prontas em pelo menos cinco das futuras estações, sendo que no Imbuí e no CAB elas estão bem visíveis”.

Segundo Valença, a expectativa é de que a linha 2 do metrô de Salvador fique pronta, até o aeroporto, em meados de 2017 para operação. “Mas, em 2016, seguramente, o passageiro já vai ter parte da Linha 2 inaugurada, principalmente as Estações Acesso Norte, Detran e Imbuí, que estão em estágio mais avançado ainda no primeiro semestre ou, no mais tardar, até setembro”, assegurou.

Nenhum comentário: