terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Segundo trecho do metrô de Salvador é inaugurado

22/12/2015 - Ministério das Cidades

A partir desta terça-feira (22), cerca de 6,5 mil passageiros por hora serão beneficiados com a inauguração da Estação Pirajá e o trecho Bom Juá-Pirajá do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, participa da cerimônia de inauguração. A Estação Pirajá, que faz parte do trecho 2 da Linha 1 do metrô, está inserida no âmbito do PAC Mobilidade, e recebeu investimento do R$ 16,7 milhões, sendo R$ 15 milhões de recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e R$ 1,7 milhão de financiamento privado. Já para a implantação do trecho Bom Juá-Pirajá foram destinados R$ 39,1 milhões.


Com 34,7 mil m², a Estação Pirajá está interligada ao Terminal Rodoviário de Pirajá, em ampliação. A Linha 1 é formada por três trechos. O primeiro tem a extensão de 5,8 km e conta com cinco estações: Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Bonocô. O segundo trecho tem 5,5 km e é composto por três estações: Retiro, Bom Juá e Pirajá. O trecho 3, que terá 5,0 km de extensão, será dividido em duas estações: Brasilgás e Cajazeiras/Águas Claras.

O sistema Metroviário de Salvador também é composto pela Linha 2, selecionada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Grandes Cidades, que terá cinco terminais de integração com ônibus e 13 estações. O valor do investimento para a implantação da Linha 1 trechos 1 e 2 e da Linha 2 trecho 1 é de R$ 4,743 bilhões. Ao todo, o sistema terá 40 km de extensão com 21 estações metroviárias.

Manu Dias/GOVBA

Juntando-se aos seis trens existentes, serão 40 composições para serviço nas linhas 1 e 2. Três dos novos trens já estão estacionados na estação Pirajá. O primeiro começa a operar no final de março ou início de abril.

Ainda conforme Gracco, os novos trens “estão entre os mais modernos do mundo”. Concluídas as duas linhas, teremos 41 quilômetros e meio de trilhos e 22 estações. “Aí seremos o terceiro maior metrô do Brasil”, afirmou.

O governo conclui o projeto original da Linha 1 em dois anos e meio após a transferência da gestão do sistema do município para o estado, em maio de 2013.

Fonte: Ministério das Cidades

Metrô de Salvador será inaugurado com atraso de 12 anos e triplo do preço

21/12/2015 - Ag. A Tarde/Folhapress

Luciano da Matta

Estação Pirajá do metrô de Salvador será inaugurada com a presença da presidente Dilma Rousseff
Estação Pirajá do metrô de Salvador será inaugurada com a presença da presidente Dilma Rousseff

JOÃO PEDRO PITOMBO
DE SALVADOR

Foram quatro temporadas de trabalho entre a construção da estação de metrô da Lapa, em 2000, e a estação Pirajá, em 2015. De lá para cá, os cabelos brancos tomaram conta da cabeça, quatro netos nasceram e José Messias, 75, continua na função de mestre de acabamento nas obras do metrô de Salvador.

"Nunca achei que fosse demorar tanto. É quase um milagre ver a obra pronta", diz Messias, que na última década e meia construiu fábricas, praça e casas populares.

Símbolo máximo da ineficiência em obras públicas na Bahia, a primeira linha –de 12 quilômetros– do sistema metroviário de Salvador foi concluída após 16 anos. A estação Pirajá, ponto final da obra iniciada em dezembro de 1999, será inaugurada nesta terça (22), com a presença da presidente Dilma Rousseff. Por volta das 11h (10h em Salvador), Dilma chegou à estação de metrô na cabine do maquinista ao local onde vai ocorrer a cerimônia.

A conclusão da linha é o fim de uma novela que inclui paralisações, mudanças de projeto e de contrato, greves e suspeita de superfaturamento. O trecho custou R$ 1,4 bilhão aos cofres públicos, mais que o triplo dos cerca de R$ 350 milhões orçados inicialmente, e deveria ter sido concluído em 2003.

"É um momento histórico concluir esta etapa da obra que sempre foi um símbolo de corrupção, superfaturamento e ineficiência", diz o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, atual gestor da obra.

Capitaneada pela Prefeitura de Salvador até 2013, a obra foi tocada pelo consórcio Metrosal, formado pelas empreiteiras Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Siemens. Desde então, o metrô foi repassado para o governo do Estado, que relicitou a obra numa parceria público-privada, vencida pelo Grupo CCR, que contratou as mesmas Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez.

O atual projeto prevê 42 quilômetros em duas linhas, a um custo de R$ 3,6 bilhões. A linha 1 foi inaugurada em junho do ano passado, ainda inconclusa, às vésperas das eleições. Tinha seis quilômetros e apenas cinco das oito estações previstas. O metrô de São Paulo, que começou a ser construído em 1974, tem 78 quilômetros e 67 estações.

Ano    Andamento

1997 Projeto de metrô é formulado pela prefeitura de Salvador, que busca financiamento
1999 Consórcio formado por Andrade Gutierrez, Camargo Correa e Siemens assume a obra
2000 Obras civis são iniciadas, com previsão de conclusão da linha 1 em 2003
2005 Projeto da linha 1 é reduzido a 6km e ganha apelido de metrô
2006 TCU detecta irregularidades como ausência de planilhas orçamentárias da obra
2008 Trens do metrô chegam a Salvador. Ficariam dois anos guardados num galpão ao custo de                   R$ 80 mil por mês
2009 Obra entra na mira da operação Castelo de Areia, posteriormente anulada
2012 TCU detecta sobrepreço de R$ 166 milhões, em valores da época, nas obras.
2013 Gestão do metrô é repassada para governo do Estado. Obra é assumida pelo Grupo CCR
2014 Linha do metrô começa a funcionar em fase de testes
2015 Conclusão do projeto inicial da linha 1

Início das obras: 1999 
Extensão: 12km 
Número de estações: 8 
Total investido: R$ 1 bilhão


PERCALÇOS

As querelas judiciais, a falta de repasses federais e as alterações no projeto são apontadas pelos gestores como fatores principais para o atraso e o aumento de custo. Só a construção de um elevado não previsto no projeto original resultou em gasto adicional de R$ 36 milhões.

Também houve paralisações determinadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União), que em 2012 detectou superfaturamento estimado em R$ 166 milhões (R$ 200 milhões em valores atualizados). Em 2010, o Ministério Público Federal já havia encontrado graves falhas, como a ausência de planilhas orçamentárias e até a suspeita de existência de um "consórcio oculto" por trás da obra.

Uma ação de improbidade denunciou as empresas Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão e Constran, mais 11 servidores municipais e federais, por irregularidades no processo licitatório e na execução das obras. Suspensa, a ação foi retomada este ano pela Justiça Federal da Bahia.

OUTRO LADO

Em nota, a Odebrecht negou que tenha participado de consórcio oculto. Sobre a ação de improbidade, disse que as decisões judiciais ainda estão pendentes de recursos interpostos pelas partes.

A Camargo Corrêa contesta as alegações de irregularidades apontadas pelo Ministério Público Federal no contrato do metrô. A Andrade Gutierrez, a Constran e a Queiroz Galvão não quiseram comentar as investigações. A OAS não respondeu à reportagem.

Prefeito responsável pelo início da obra, o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) diz que a evolução foi prejudicada pela retenção de recursos federais de 2000 a 2004. Ele nega problemas no projeto e credita o aumento de custos às constantes paralisações e retomadas.

O ex-prefeito João Henrique Carneiro (PR), que governou Salvador de 2005 a 2012, não atendeu a reportagem. 

Novos trens do metrô começam a chegar a Salvador

22/12/2015 - Folha Geral

Os novos trens do metrô já começaram a desembarcar em Salvador. Os três primeiros trens, com quatro carros (vagões) cada, chegaram neste mês. Outros 124 carros (vagões) chegam até dezembro de 2016, integrando a frota dos 40 trens que vão atender as linhas 1 e 2 do metrô.

As novidades dos novos trens são passagem livre entre os carros, sem portas divisórias, o que possibilita uma melhor distribuição dos usuários no interior do metrô, e 22 câmeras de monitoramento e sistema de transmissão de voz e dados, que serão interligados ao Centro de Controle Operacional (CCO) da CCR Metrô Bahia.

Outras novidades são os 32 monitores informativos e publicitários, 32 dispositivos de emergência e 202 assentos anatômicos e revestidos em tecido, que oferecem maior conforto aos usuários. Cerca de 10% desses assentos são preferenciais, destinados para pessoas com deficiência, idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo e obesos. Com ar-condicionado e design moderno, os trens possuem 85 metros de comprimento e capacidade de transportar até 1.000 passageiros de uma só vez, com conforto e segurança.

Os carros (vagões) saíram completamente embalados da montadora sul-coreana Hyundai-Rotem, em Araraquara (SP), em novembro, em quatro carretas de 30 metros de comprimento. Quatro batedores fizeram a escolta no trajeto de 2.024 quilômetros até Salvador.

Os equipamentos ficarão no Complexo de Manutenção Pirajá, especialmente construído para receber os novos trens, e onde serão realizados testes estáticos e dinâmicos antes de iniciar a operação com passageiros, em março de 2016.

Fotos: Manu Dias/GOVBA

Fonte: Folha Geral

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Metrô Bahia: Estação Pirajá será inaugurada na próxima terça e funcionará gratuitamente até abril

 17/12/2015 – www.ibahia.com – Salvador/BA

 Com inauguração marcada para a próxima terça-feira (22), a estação do metrô em Pirajá funcionará em operação assistida até o mês de abril de 2016, segundo informações do titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), secretário Carlos Martins. De acordo com ele, o esquema possibilitará que passageiros tenham acesso gratuito ao modal entre as estações Pirajá e Bom Juá, até que se encerre a fase de testes na nova estação.

No dia 2 de janeiro, as estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Retiro, Acesso Norte e Bom Juá passarão a operar comercialmente, mesma data em que 55 ônibus iniciarão a integração com o sistema metroviário. O preço da passagem para utilizar os dois modais deverá custar R$ 3,30. Com a entrega da estação Pirajá, que contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff, as obras na linha 1 do metrô serão concluídas.

“É uma fase de testes. Teremos esse prazo para fazer avaliações na operação do sistema e fazer os reparos necessários. A previsão é de que esse período dure aproximadamente 90 dias. Nesse período, a estação funcionará em horário especial, das 8h às 18, mas contará com todo o esquema de segurança necessário. A partir daí, iniciamos a operação comercial”, explicou Martins.

Ainda de acordo com o secretário, inicialmente, 10 linhas farão a integração entre os dois sistemas e terão três estações como base: Lapa, Acesso Norte e Retiro. Nessas estações, os passageiros terão à disposição, inicialmente, 55 ônibus do sistema coletivo fazendo a integração. A ampliação do número de ônibus será feita de forma gradativa, mediante estudos.


quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Rui adia cobrança do metrô para janeiro e sugere tarifa de R$ 3

 16/12/2015  – Bahia Toda Hora – Salvador/BA

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou nesta quarta-feira (16) novo adiamento para o início da operação comercial do metrô de Salvador. Dessa vez, o prazo foi postergado em uma semana, passando do dia 23 de dezembro, como havia sido estabelecido há um mês, para o dia 2 de janeiro, logo após os festejos de final de ano. Rui sugeriu ainda que a tarifa do transporte metroviário da capital seja compatível à do transporte rodoviário: R$ 3.

De acordo com o governador, a nova alteração na data para início da cobrança se deu para que fossem realizados novos ajustes no sistema. Rui Costa disse anunciou que deve se reunir nos próximos dias com representantes da Prefeitura de Salvador, para definir os valores da integração ônibus-metrô.

“A população de Salvador pagará uma única passagem para andar no metrô e no ônibus. A nossa proposta é que o passageiro pague no metrô o mesmo valor da passagem de ônibus urbano. Esse é o grande ganho da população e isso vai melhorar muito a vida das pessoas. Vai possibilitar que os sistema de ônibus se reorganize, pois vai diminuir o engarrafamento, liberando o miolo da cidade e áreas engarrafadas”, finalizou o governador.


Obras da linha 2 do Metrô Bahia irão requalificar sistema viário da região entre a Rodoviária e Pernambués

 17/12/2015 – CCR Metrô Bahia

Metro Bahia-Obras da linha 2 do metrô irão requalificar sistema viário

A partir de sábado, 26/12 a CCR Metrô Bahia iniciará uma série de intervenções no sistema viário do trecho compreendido entre a estação de transbordo Iguatemi até o início da Avenida Paralela, em Pernambués. As mudanças são necessárias para viabilizar a construção das futuras estações da Linha 2 do metrô Rodoviária e Pernambués.

Durante cinco meses, serão feitas obras para o reordenamento do trânsito da região. O terminal de transbordo Iguatemi será desativado e, com isso, haverá a redistribuição de linhas urbanas e metropolitanas para novos pontos de ônibus na região e para o Terminal Rodoviária, também administrado pela CCR Metrô Bahia.

No local onde atualmente funciona o terminal Iguatemi, serão construídas salas técnicas e operacionais da futura estação Rodoviária do metrô, que ficará localizada sobre as atuais pistas exclusivas dos ônibus. E a futura estação Pernambués será construída entre o supermercado Makro e a antiga concessionária Americar, no meio do canteiro central da Av. Paralela.

Para minimizar os impactos no trânsito e garantir a fluidez dos veículos, a CCR Metrô Bahia, com o apoio da Transalvador e da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), realizou estudos técnicos de engenharia viária, testes de tráfego, e contará com intensa sinalização na área em obra. Além disso, monitores de tráfego estarão em locais determinados para orientar os motoristas durante as obras.

A requalificação do sistema viário dessa região resultará em mais fluidez do trânsito com a criação de uma via expressa, com três faixas de tráfego, ligando a Av. Paralela à Av. ACM. Também serão feitos alargamentos das pistas atuais para evitar os entrelaçamentos dos veículos da marginal da alça de saída da Av. Luis Eduardo Magalhães para a via principal da Av. Paralela.

Redistribuição das linhas de ônibus

A partir de 26 de dezembro, as 36 linhas de ônibus metropolitanas (tabela abaixo) deixam de parar nos dois pontos em frente à Madeireira Brotas (B1 e B2) e passam a parar no Terminal Rodoviária e no novo ponto em frente à Concessionária Grande Bahia (GB2).

As 26 linhas de ônibus urbanos que atualmente param no Terminal Iguatemi passarão a parar no novo ponto criado na via exclusiva de ônibus (ponto I2), localizado a 100 metros da parada atual.

As 03 linhas de ônibus urbanos, a seguir, que param no Terminal Iguatemi irão parar somente no ponto da via exclusiva dos ônibus, perto da Madeireira Brotas (B3), seguindo itinerário pelo viaduto Raul Seixas, deixando de parar no ponto em frente ao Detran e nos pontos localizados em frente ao supermercado GBarbosa e Igreja Universal.

Haverá também a realocação de 04 linhas urbanas com destino ao Cabula, que atualmente param na Madeireira Brotas (B1) e no Terminal Rodoviária e vão parar no novo ponto de ônibus (P1).

As 06 linhas urbanas com destino à Av. Barros Reis deixam de parar na estação de transbordo Iguatemi e no ponto da Madeireira Brotas (B3) e passam o parar nos pontos P1 e no ponto da Grande Bahia (GB2).

As 11 linhas urbanas provenientes da Av. Suburbana, que atualmente param no ponto da Madeireira Brotas (B1) serão deslocadas para o novo ponto (P2), que fica a 280 metros do ponto da Madeireira Brotas (B1) e a 460 metros do Terminal Rodoviária. Essas linhas continuarão parando também no Terminal Rodoviária.

As 56 linhas urbanas que atualmente param no Terminal Iguatemi, sentido Av. Paralela, passarão a parar no novo ponto criado na via exclusiva de ônibus (ponto I1).

Em caso de dúvidas, os passageiros poderão entrar em contato com a CCR Metrô Bahia pela Central de Atendimento 0800 071 8020, pelo e-mail faleconosco.metrobahia@grupoccr.com.br e conferir informações no site www.ccrmetrobahia.com.br.


terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Obras da Estação Pirajá entram em fase final: é a oitava do metrô

14/12/2015 – Jornal da Mídia – Salvador/BA

Nesta segunda-feira (14), o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Carlos Martins, fez uma vistoria nas obras da Estação Pirajá, oitavo terminal da Linha 1 do metrô de Salvador. A estação, que está em fase final de construção, marca o término do projeto original do metrô de Salvador.

Martins esteve ao lado do presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eduardo Copello, e do diretor de obras do grupo CCR Metrô Bahia, Juvêncio Terra.

A Linha 1 já conta com as estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Bonocô, Acesso Norte, Retiro e Bom Juá. Também está em fase de projeto a construção do tramo 3 do metrô, que incluirá duas estação à Linha 1, levando o sistema até o bairro de Cajazeiras.

A área da estação Pirajá é de 6.185 m², com duas plataformas laterais. O terminal possui ainda escadas rolantes, elevadores, bicicletário e banheiros. O funcionamento do terminal marcará o início da operação comercial do modal, que será integrado aos ônibus metropolitanos e urbanos. A operação comercial se dará, inicialmente, entre as estações Lapa e Bom Juá, com a estação Pirajá funcionando em operação assistida e horário diferenciado.


quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Governo e secretarias definem valores de tarifas do metrô de Salvador

30/11/2015 – Mobilize – São Paulo/SP

O governo do estado, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps) chegaram ao acordo de quanto custará a tarifa de integração entre o Metrô de Salvador e os sistemas urbano e metropolitano de transporte coletivo. A informação foi confirmada na tarde da última sexta-feira (27) pela Secretaria de Comunicação do Governo (Secom). O preço da passagem do metrô além do valor da integração com o ônibus serão divulgados no início da próxima semana.

Ainda de acordo com a Secom, ainda faltam pequenos ajustes antes da divulgação oficial. A divulgação deverá ocorrer nesta segunda-feira (30) ou terça-feira (1). A informação também foi confirmada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur). Procurada, a CCR Metrô Bahia, empresa que administra o sistema, não confirmou a informação.

Procurado pelo CORREIO, o assessor para relações do trabalho do Steps, Jorge Castro, informou que o sindicato aguardará a divulgação oficial dos valores para se pronunciar. Já o titular da pasta municipal de mobilidade, secretário Fábio Mota, também informou que não se manifestaria até a divulgação dos preços das passagens. No dia 21 de dezembro, o sistema passará a operar comercialmente. Desde a sua inauguração, em julho de 2014, o serviço é ofertado de forma gratuita e funciona em operação assistida, operando das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 13h.

Na segunda-feira passada (23), o governador Rui Costa informou que a integração na região metropolitana já estava definida, e terá início nos municípios de Simões Filho e Lauro de Freitas, ocorrendo inicialmente na estação Pirajá. Ainda segundo o governador, as linhas de ônibus metropolitanos começarão a fazer a integração de forma gradativa, e a cobrança ocorrerá no sistema de anéis – quando o preço da passagem sofre acréscimo à medida que se afasta do ponto de partida.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Aprovado crédito de R$ 2 bilhões para o metrô da Bahia

Financiamento do BNDES será para expansão da linha 1 e construção da linha 2 do metrô na região metropolitana de Salvador

01/12/2015 - Valor/ Estadão Conteúdo

Alessandra Saraiva

Recurso virá para aumentar linha 1 e construir a 2
Recurso virá para aumentar linha 1 e construir a 2 do metrô
créditos: Conder-BA/ Divulgação

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 2 bilhões para que a CCR Metrô Bahia expanda a linha 1 e construa a linha 2 do metrô de Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana. Com a expansão, segundo os investidores, a linha do metrô baiano virá a ter 32 km, ficando atrás apenas dos sistemas de São Paulo (78 km) e Rio de Janeiro (42 km). 

Com essa expansão da linha 1, o metrô baiano poderá dobrar em tamanho e número de estações. Ou, vale dizer, após concluída a linha contará com 12 km e oito estações, segundo a previsão do banco. Já na construção da linha 2, que ligará o aeroporto à rodoviária ao Centro de Salvador, este recurso permitirá implantar 20 km de extensão de metrô, além de 12 estações. 

Fontes do BNDES informam ainda que este dinheiro será empregado também na implantação ou reforma de nove terminais rodoviários de integração de passageiros, que poderão embarcar dos ônibus e seguir com o metrô.

Investimento em transporte 

Em 2015, a expectativa é que o BNDES desembolse em torno de R$ 9 bilhões para construção de sistemas de transporte de massa. No ano passado, o crédito para esse segmento foi de R$ 6,5 bilhões, informa o banco. Até o momento, já foram realizados R$ 7,5 bilhões, mas há ainda R$ 1,5 bilhão previsto para ser desembolsado, segundo o investidor, a maior parte a ser deslocada para BRTs e metrôs.

Obras da linha 2 do metrô de Salvador avançaram 20% em direção à Av. Paralela

29/11/2015 - A Tarde

A obra da linha 2 do metrô de Salvador, que vai do Acesso Norte ao Aeroporto, já está com avanço físico de aproximadamente 20%, segundo estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur). Ao longo do trecho, canteiros podem ser localizados em sete áreas: Detran, Rodoviária, Imbuí, Acesso Norte, CAB, Pituaçu e Flamboyant.

Também foram iniciadas as primeiras intervenções para alargamento das pistas no início da Luiz Viana, a Paralela, entre a região do Hospital Sarah Kubitschek e o supermercado Makro, com o objetivo de facilitar a criação da via exclusiva de ônibus e a construção da Estação Pernambués.

O ritmo das intervenções é tão acelerado que novos trens já estão a caminho da capital baiana. Segundo informações da Sedur, os primeiros carros já saíram da cidade de Araraquara, em São Paulo. Eles estão vindo para Salvador por via terrestre, mas não há previsão de chegada. Aqui, o maquinário será montado e testado antes de começar a operar.

Pirajá

Do outro lado da cidade, a linha 1 do sistema metroviário está quase finalizada. A previsão do governo é inaugurar a Estação Pirajá, última do trecho em obras, no dia 21 de dezembro, quando teria início a operação comercial e a integração com ônibus urbanos de Salvador e metropolitanos da RMS.

Mudanças, entretanto, podem ocorrer devido à agenda da presidenta Dilma Rousseff, que participará da cerimônia de inauguração.

As obras de ampliação e reforma do terminal de ônibus de Pirajá também estão em fase de conclusão, com o alargamento das plataformas A e B, reforma da cobertura e adequação das pistas de acesso à estação.

Com a inauguração da Estação Pirajá, serão completados os 12 quilômetros do projeto original da linha 1 do metrô soteropolitano.

Até sexta-feira, mais de 11,6 milhões de passageiros haviam sido transportados no metrô desde o início da operação assistida, em junho de 2014. Nesse mesmo período, mais de 53 mil viagens foram realizadas pelos trens do modal de transporte sobre trilhos.