segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Secretário Carlos Martins e presidente da CTB conhecem novos trens do metrô de Salvador

07/11/2015 – Folha do Recôncavo – Salvador/BA

Secretário Carlos Martins e presidente da CTB conhecem novos trens do metrô de Salvador
Secretário Carlos Martins e presidente da CTB conhecem novos trens do metrô de Salvador

Em breve, o metrô de Salvador vai ganhar um reforço na frota com a chegada de cinco novos trens. Nesta sexta-feira (6), o secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, o presidente da Companhia de Trens da Bahia (CTB), Eduardo Copello, e o presidente do grupo CCR Metrô Bahia, Luís Valença, visitaram a fábrica da Hyndai Rotem, em Araraquara, e acompanharam a montagem dos novos equipamentos. Vinte vagões, vindos da Coréia do Sul, estão em fase de montagem para a composição de cinco novos equipamentos. O primeiro deles chegará a Salvador ainda neste ano e vai entrar em operação em 2016.

O secretário Carlos Martins mostrou-se satisfeito com a visita. “Pudemos acompanhar todo o processo pelo qual os trens são submetidos e ficamos satisfeitos em ver que o ritmo de montagem segue o ritmo das obras físicas, o que garante que em breve teremos novos trens reforçando a linha 1, que estará completa com as inaugurações das estações Bonocô e Pirajá. Além da linha 2, que já tem obras bastante avançadas”.

Inaugurações: Na próxima sexta-feira, 13, a estação Bonocô será inaugurada pelo governador Rui Costa, o secretário Carlos Martins e demais autoridades. A estação será a sétima a entrar em funcionamento na linha 1 do metrô de Salvador e vai beneficiar diretamente a população de bairros como Brotas, Luis Anselmo, Cosme de Farias, Daniel Lisboa, entre outros. Já no mês de dezembro será a vez da estação Pirajá, que vai marcar o final da linha 1. No entanto, a linha ainda vai ganhar uma extensão com o tramo 3, chegando até Cajazeiras. O trecho se encontra em fase de estudo e em breve deve ser licitado.

Operação comercial: O início da operação comercial do sistema metroviário de Salvador está previsto para começar no dia 21 de dezembro juntamente com o funcionamento da Estação Pirajá, completando assim os 12 km do projeto original da Linha 1 do metrô de Salvador. O anúncio da tarifa, bem como o modelo de integração entre os modais de transporte, está em fase final de estudos e será anunciado em breve para população. Em relação à integração com os ônibus metropolitanos, a operação já está em processo de implementação. Inicialmente, serão quatro linhas de ônibus (saindo de Simões Filho), que tem como destino a Lapa, que passarão a ter como ponto final a estação do Retiro. A partir do local, os passageiros seguirão de metrô sem qualquer custo adicional.

Nenhum comentário: