segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Metrô de Salvador deve chegar ao Imbuí até o próximo ano, diz governador

13/11/2015 – www.ibahia.com

Trem do Metrô Bahia

Até o próximo ano, os usuários de transporte público vão poder usar o metrô de Salvador pelo menos até o bairro do Imbuí. A estimativa de entrega foi divulgada na manhã desta sexta-feira (13) pelo governador Rui Costa, durante a inauguração da Estação Bonocô. “Até 2016, os usuários já vão pegar metrô até o Imbuí e em 2017 até o aeroporto”, explicou.

As primeiras estações da linha 2 do metrô deverão ser entregues no primeiro semestre de 2016, segundo o diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, Luis Valença. “A linha 2 estamos construindo do Acesso Norte até o CAB de maneira mais intensa. Na sequência estamos iniciando Pituaçu, Flamboyant, Bairro da Paz e Aeroporto. Todas as obras vamos concluir em 2017″, afirmou.

A linha 2 do metrô terá 13 estações: Acesso Norte, Detran, Rodoviária, Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz, Mussurunga, Aeroporto e Lauro de Freitas.

Ainda de acordo com Valença, alguns trechos da obra já estão mais avançados, como no caso do Imbuí e Detran, onde as estruturas das estações estão praticamente pronta. A dificuldade atual do consórcio está no trecho onde hoje fica a estação de transbordo Iguatemi, por causa da via exclusiva de ônibus.

“A grande dificuldade é tirar os ônibus no trecho entre o Iguatemi e o semáforo da Avenida Tancredo Neves. Na faixa exclusiva, que vai da Luis Eduardo até um pouquinho na frente de acesso da Tancredo Neves, passam 40 ônibus no horário de pico. O que teremos que fazer é uma redistribuição das linhas para as laterais. O tráfego de ônibus (nas laterais) já está lá, já funciona lá”, explicou.

Segundo Valença, falta um entendimento com a prefeitura para que a transposição aconteça. Após a mudança, os pontos de ônibus seriam distribuídas nas vias laterais. Para que isso aconteça, o governo está planejando um alargamento da pista próximo ao Hospital Sarah e da concessionária Grande Bahia, na altura do bairro de Pernambués.

A promessa também é construir um novo viaduto na região. “Isso vai durar alguns meses. Vamos fazer um novo viaduto na saída do Shopping Salvador. Assim, a Paralela terá uma capacidade muito maior do que tem hoje”, disse Valença.


Nenhum comentário: