quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Cobrança do metrô de Salvador deve começar em outubro, diz governo

05/08/2015 - G1

Prevista para o ano passado, a operação comercial do metrô de Salvador só vai acontecer em outubro deste ano, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Carlos Martins. Ele informa que a definição da data para o começo da cobrança depende da conclusão das obras da Estação Pirajá. "Isso depende das questões finais da obra e de acordos com os sistemas de ônibus de Salvador e da Região Metropolitana", explicou, em entrevista ao G1.

Com a inauguração da Estação Pirajá, o trecho da Lapa - Bom Juá entrará em operação comercial e o trecho Bom Juá - Pirajá vai iniciar a operação assistida. O secretário afirma que a negociação para a operação comercial do metrô com as empresas de transporte metropolitano está em fase final. 

 "Estamos com os acordos fechados. Todos os ônibus da Região Metropolitana com destino à estação da Lapa terão ponto final em Pirajá. Já aqueles com destino ao Terminal da França e da Calçada continuam com o percurso atual, sem interferência", diz Carlos Martins.

Já o acordo com o sistema de ônibus de Salvador está atrasado, de acordo com o secretário. O titular da Sedur diz que as conversas com as empresas de ônibus são feitas pelo governo, com a participação da prefeitura de Salvador. "Nosso objetivo é buscar um entendimento comum para todas as partes", defende.

Integração

No dia 11 de junho deste ano, Carlos Martins havia divulgado que a integração do metrô iria começar em 30 ou 40 dias, mas até esta terça-feira não foi iniciada. O valor da tarifa de integração dos sistemas de ônibus e metrô ainda não foi definida. "Não estabelecemos um limite de valor de tarifa", afirma.

De acordo com o secretário, com a operação comercial, o usuário do sistema metropolitano vai poder usar o cartão no metrô de Salvador. O início da operação comercial foi previsto inicialmente para setembro e depois para outubro de 2014. Segundo o governo, a medida foi adiada por conta da falta de acordo com os sistemas de ônibus.

Nenhum comentário: