segunda-feira, 15 de junho de 2015

Metrô de Salvador comemora um ano de funcionamento com a marca de 6 milhões de passageiros transportados

12/06/2015 - Salvador Notícias 

Metrô de Salvador já transportou 6 milhões de pass
Metrô de Salvador já transportou 6 milhões de passageiros
créditos: Ascom Sedur
 
Na véspera de completar um ano de funcionamento, o metrô de Salvador alcançou a marca de 6 milhões de passageiros transportados desde a inauguração, em 11 de junho do ano passado. O sistema metroviário da capital baiana começou a operar em caráter experimental com quatro estações (Lapa, Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte) a dois dias do início da Copa do Mundo.
 
Desde a inauguração, o metrô entrou na rotina dos soteropolitanos como um meio de transporte rápido, confortável e seguro. Com a entrega das estações Retiro, em agosto de 2014, e Bom Juá, em abril deste ano, o sistema atingiu 9,7 km de extensão.
 
Atualmente, mais de 4 mil operários trabalham nas obras de ampliação da Linha 1, que vai até Pirajá, e na construção da Linha 2, que ligará a estação Acesso Norte ao Aeroporto Internacional passando pelo canteiro central da Av. Paralela. Também estão garantidos recursos para a ampliação da Linha 1, com um tramo ligando a futura estação Pirajá à região de Águas Claras e Cajazeiras.
 
Histórico

O sistema metroviário da capital baiana foi transferido ao Governo do Estado em abril de 2013. A partir daí, com a criação da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), o governo deu início a uma série de tratativas e INVESTIMENTOS para colocar o metrô em funcionamento.
 
Em leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, ainda em 2013, o Grupo CCR venceu a licitação e se tornou a concessionária responsável pela operação e construção do sistema, com um deságio de 5,05% em relação ao valor previsto no edital.
 
Durante a Copa do Mundo de 2014, o metrô recebeu elogios da população, dos turistas e do comitê organizador, por facilitar a mobilidade daqueles que se dirigiam à Arena Fonte Nova para acompanhar os jogos.

Nenhum comentário: