quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Segunda etapa do Metrô Baiano está com as obras em ritmo acelerado

10/02/2014 - Jornal da Mídia

A previsão é que, em janeiro de 2015, o sistema opere comercialmente da Lapa a Pirajá

Salvador – As obras do Sistema Metroviário Salvador/Lauro de Freitas, que contemplam a retomada e conclusão da Linha 1 (Lapa/Pirajá com extensão a Cajazeiras) e a implantação da Linha 2 (Salvador/Lauro de Freitas), seguem em ritmo acelerado, de acordo com o cronograma do contrato de Parceria Público-Privada (PPP) entre o consórcio CCR Metrô  Bahia, o Estado e a União.

No primeiro trecho a entrar em operação, onde se encontram as estações Lapa e Acesso Norte, a fase de testes será realizada em junho deste ano, e os operários trabalham na manutenção de trens, trilhos e estruturas concluídas. Também na Linha 1 foram iniciadas as obras do tramo Acesso Norte/Pirajá, previsto para funcionar em janeiro de 2015.

Durante o processo de manutenção, os trens que serão utilizados no sistema estão sendo desmontados para a checagem de cada peça, além da avaliação das condições dos trilhos e estações da linha existente para a requalificação e correção de defeitos.

O sistema iniciará, no dia 13 de junho, a operação assistida nos seis quilômetros do trecho Lapa/Acesso Norte, onde a CCR já realiza testes na rede elétrica de alta tensão. Nesse período, os trens funcionarão gratuitamente com número limitado a 250 passageiros e quatro horas por dia. A oferta de trens e horários será ampliada gradativamente até o início da operação comercial, em 15 de setembro.

Fonte: Jornal da Mídia 

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Hyundai Rotem e Iesa vão fabricar trens para Salvador

07/02/2014 - Revista Ferroviária

O grupo CCR, que venceu a licitação da PPP do Metrô de Salvador, em agosto de 2013, através da sua empresa para concessões Companhia de Participações em Concessões (CPC), confirmou nesta sexta-feira (07/02) que vai comprar os novos trens para o metrô da capital baiana do consórcio Hyundai Rotem – Iesa.   A montagem será feita na fábrica da Iesa, em Araraquara, no interior de São Paulo, com parte dos componentes importados da Coreia do Sul. 

Ao todo, o sistema de metrô de Salvador terá 55 TUEs, totalizando 220 carros.  Os seis TUEs que já foram comprados, com 24 carros, foram produzidos pelo consórcio Mitsui/Hyundai Rotem, na Coreia do Sul, em 2008.  Os 49 novos trens serão produzidos pelo consórcio Hyundai Rotem – Iesa e a revitalização dos seis trens que o metrô já possui será feita pela Hyundai Rotem.

A Hyundai Rotem também é a fabricante dos 14 trens da Linha 4-Amarela de São Paulo, em consórcio com a Siemens, e os trens também foram fabricados na Coreia do Sul. Em setembro, a ViaQuatro confirmou que  os 15 novos trens para a Linha 4 de São Paulo também seriam adquiridos do consórcio Siemens- Hyundai Rotem, e fabricados na Coreia do Sul. Essa opção de compra dos novos trens faz parte do contrato inicial firmado com o consórcio.

Em julho de 2013, o consórcio formado pela Hyundai Rotem e Iesa venceu a licitação de um dos lotes da licitação para a compra de 65 trens para a CPTM. O grupo ficou responsável pela produção de 30 trens, com oito carros cada. Os trens serão produzidos na fábrica da Iesa, em Araraquara. Segundo a Iesa, as obras da nova linha de produção em Araraquara já estão em andamento.  A área pertenceu a Equipamentos Villares, que fabricava, na década de 80, locomotivas EMD.