quinta-feira, 30 de agosto de 2012

"Salvador vai ter metrô', garante Gabrielli

por Bárbara Souza
 
30/08/2012 - Bahia Agora

O secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, afirmou, em entrevista ao programa Acorda pra Vida, da Rede Tudo FM 102,5,  que a capital baiana terá metrô, o que inclui a linha 2, que vai interligar o Acesso Norte à cidade de Lauro de Freitas. Segundo ele, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) já realiza um estudo de “partida-destino” para medir o fluxo de pessoas nas estações de ônibus e poder avaliar a demanda de passageiros para o futuro metrô. Gabrielli não quis entrar na polêmica sobre a divergência de dados entre Sedur e Setin acerca do número de passageiros nos horários de pico. No último dia 14 de agosto, o secretário municipal de Transporte, José Luiz Costa, enviou um ofício ao titular estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, no qual contesta números apresentados em documentos da Sedur relativos à demanda de passageiros do futuro modal. A pasta do governo defende que há demanda de 51.011 passageiros na hora do pico da manhã. Segundo o vereador Paulo Câmara (PSDB), que apresentou o documento em audiência pública na última sexta-feira (24), a estimativa real da Setin sobre a demanda de usuários giraria em torno de 13 mil. O titular da Seplan evitou ainda comentar a denúncia feita momentos antes ao programa Acorda pra Vida pelo secretário de Educação de Salvador, João Carlos Bacelar, de que o Instituto Vox Populi teria manipulado resultados de pesquisa de intenção de votos para favorecer um dos candidatos à prefeitura de Camaçari. “Pesquisas sempre são problemáticas”, afirmou Gabrielli, ao avaliar que "quem está na frente, comemora, mas quem está perdendo, reclama”. Questionado sobre a expectativa com relação às pesquisas para a sucessão do governador Jaques Wagner, o secretário de Planejamento disse que “2014 está muito longe” e que há “muita coisa para fazer agora em 2012”.  

Metrô de Salvador continua sem previsão de inauguração

26/08/2012 - Correio 24 Horas

A população de Salvador poderia estar a uma semana da inauguração do tão esperado metrô. Mas a promessa, feita pela prefeito João Henrique (PP) em dezembro do ano passado, não será cumprida. É que todas as seis empresas que analisaram em julho o edital de licitação para revitalizar e testar o sistema rejeitaram o contrato.

“Estou sendo boicotado para o metrô não funcionar. Não querem que o governo João Henrique inaugure o metrô. Está claro?! Não está claro?!”, afirmou ontem o prefeito, ao CORREIO, durante homenagem a escolas municipais, na Boca do Rio.

João Henrique não disse de onde ou quem  estaria boicotando, mas ao ser lembrado da promessa do metrô funcionando até 1º de setembro, rebateu: “Estão com medo de João Henrique em 2014”. O prefeito afirmou, em entrevista ao CORREIO, em abril, que vai disputar  o Palácio de Ondina nas eleições de 2014.

O secretário de Transportes e Infraestrutura do Município, José Luiz Costa, afirmou que abrirá nova licitação ainda este mês para revitalizar e testar o metrô e que, caso ninguém apareça novamente, pedirá dispensa de licitação. “Vamos pedir dispensa de licitação e fazer uma contratação direta, conforme previsto na Lei de Licitações”, disse.

Caixa-preta 
Enquanto o prefeito reclama dos imbróglios que envolvem a largada do metrô, a professora Denise Ribeiro, do Departamento de Transporte da Universidade Federal da Bahia (Ufba), mostra outro caminho. “Se não há interesse (no contrato do metrô) é porque as empresas não conseguem ver como um bom negócio. Há a incerteza sobre a demanda para alimentar o setor, ainda não há um estudo. É uma caixa-preta”, avalia.

A especialista acrescenta que o fato de as empresas não saberem o custo real da operação do metrô e da receita pode ter gerado a insegurança que resultou na rejeição dos contratos. Já a Setin acredita que o receio dos empresários - que alegaram dificuldade de montar um escritório em Salvador e o excesso de contratos com outras instituições no país - é a dúvida da continuação da exploração após o fim da gestão de João Henrique. “Não vejo outro motivo”, afirmou o secretário José Luiz Costa.

Linha 2
No Centro Cultural da Câmara de Vereadores, ontem, representantes do governo estadual, vereadores, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), e representantes da sociedade civil participaram da última audiência da Parceria Público-Privada (PPP) para discutir ajuste no projeto da linha 2 (Bonocô-Lauro de Freitas) e ampliação da linha 1 (Lapa- Pirajá).

Na audiência, houve propostas para que a linha 2 atendesse Cajazeiras, que o sistema chegasse à Cidade Baixa e que seja lembrada a acessibilidade para portadores de deficiência. Até 20 de setembro, outras propostas podem ser sugeridas através do site da consulta pública (www.sedur.
ba.gov.br/metro).

Fonte: Correio 24 Horas

domingo, 19 de agosto de 2012

Metrô de Salvador a Lauro de Freitas começa a ser discutido

19/08/2012 - Tribuna da Bahia

Audiência pública discute metrô de Salvador e Lauro de Freitas

Esperança de melhoria da mobilidade urbana da capital baiana e região metropolitana, o metrô que vai interligar as cidades de Salvador e Lauro de Freitas só deve ficar pronto em 2016, mas  as discussões a respeito do projeto estão a todo vapor.

Órgãos fiscalizadores, entidades do setor e sociedade civil se reuniram na última sexta-feira (17) para a primeira audiência pública da Parceria Público-Privada (PPP) do sistema.

“Já recebemos, só através do nosso site, mais de 300 contribuições”, diz o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro.

De acordo com o titular da pasta, todas as sugestões estão sendo analisadas e poderão compor o projeto com uma extensão total de 36 quilômetros e 20 estações.

“A previsão é de que as obras comecem em fevereiro de 2013 e estejam prontas em 36 meses”, lembrou Monteiro,  durante a primeira de três audiências públicas já programadas para este mês.

As próximas deverão acontecer, nos dias 20 e 24 de agosto, respectivamente, no Cine Teatro Lauro de Freitas e no Centro Cultural da Câmara dos Vereadores de Salvador.

O prazo para consulta pública se encerraria este mês, mas foi prorrogado até 15 de setembro devido à complexidade do projeto.

O investimento será de R$ 3,5 bilhões, através de PPP. A linha 2 ligará a Avenida Bonocô a Lauro de Freitas, com estações no Detran, Rodoviária, Pernambués, Imbuí, Centro Administrativo, Pituaçu, Flamboyant, Bairro da Paz, Mussurunga e Aeroporto.

Para integrar as linhas de ônibus ao metrô, as atuais estações de Mussurunga e Pirajá serão adaptadas. As duas estações devem passar por obras de revitalização e adaptação ao novo sistema metroviário.

O metrô de Salvador e Lauro de Freitas será composto por duas linhas. As estações e os trens contarão com sistemas de aproveitamento de luz natural e comportará cinco terminais de interligação com o sistema de ônibus.

O sistema pretende ainda ser o primeiro do país interligado ao aeroporto. A obra será realizada na superfíce e por elevados, os viadutos, sem a construção de túneis subterrâneos.

Terminado o prazo das consultas públicas, deverá ser lançado o edital de licitação, entre o final de outubro e início de novembro. O prazo total para o processo de licitação é de quatro meses.

“Após esta etapa a pretensão é que a obra seja iniciada entre fevereiro e março de 2013”, destacou o secretário da Casa Civil, Rui Costa.

O secretário tem ainda a pretensão de incluir, na primeira etapa da obra – que inicialmente daria conta do trecho entre a Lapa e Pirajá – outras três estações: no Detran, Rodoviária e Pernambués.

As empresas interessadas, até então, são Andrade Gutierrez/Camargo Correia, Odebrecht/OAS, Queiroz Galvão, Prado Valadares e Constran, mas o governo do estado ainda pretende atrair capital estrangeiro.

“Vamos fazer uma viagem a Madri, na Espanha, Singapura, na Ásia, e Abu Dabi, nos Emiradores Árabes com intuito de obter contribuições desses países, mais experientes neste tipo de sistema de transporte, além de buscar capital”, destacou o secretário Cícero Monteiro, que acompanha uma comitiva junto a outros secretários e o governador Jaques Wagner. A viagem será realizada entre os dias 5 e 12 de setembro.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

AL autoriza Estado a pedir R$ 600 milhões à Caixa para metrô

15/08/2012 - Tribuna da Bahia

A execução do metrô, linha 2, ligando a Paralela, avenida de maior fluxo da capital baiana, à cidade de Lauro de Freitas, Região Metropolitana, motivou os governistas e oposicionistas a entrarem em um acordo ontem e aprovarem por unanimidade, na Assembleia Legislativa, um empréstimo de R$ 600 milhões junto à Caixa Econômica para as obras, que, conforme expectativa do governo, devem ser iniciadas antes da Copa do Mundo de 2014.
Também foi aprovado - ainda que sem a concordância da oposição -, o projeto que institui o Grupo Executivo para acompanhamento da implantação do empreendimento industrial destinado à fabricação de veículos da marca JAC Motors Brasil na Bahia, que reservou capítulos polêmicos, desde quando foi anunciada pela gestão petista.
Serão criados seis cargos que devem ser extintos, após a conclusão da obra.
Estava na pauta também a matéria que cria a Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado (Agersa), que cria 13 cargos, mas teve apreciação adiada por causa de problemas técnicos com a relatoria.
Em clima de comemoração pela aprovação de um projeto de impacto para o Estado, o líder da bancada do governo, Zé Neto (PT), ressaltou que a Bahia tem “saúde financeira” para acomodar empréstimos desse tipo, já que está com “nível baixo de endividamento”.
“Vale frisar que não são gastos, mas sim investimentos. O objetivo é melhorar a nossa estrutura”.
O petista disse ainda que a expectativa do governo é de que os recursos possam ser liberados a tempo para que as obras sejam iniciadas antes da Copa. “Mas isso não depende apenas do poder Executivo, depende do Ministério Público, depende das ações que certamente a oposição irá promover”, projetou.
A liderança da oposição apresentou uma emenda propondo que parte desses recursos seja direcionada para complementação da linha Rótula do Abacaxi a Pirajá.
Conforme o líder Paulo Azi (DEM), a conclusão dessa etapa seria de grande importância, já que atinge uma grande parte da população de baixa renda da capital, “facilitando, assim, o acesso não só aos eventos da Copa, como também melhorando a mobilidade urbana, tendo como consequência direta a elevação da qualidade de vida da população carente dessa região”.