terça-feira, 31 de julho de 2012

Neto defende metrô até Cajazeiras

24/07/2012 - Bahia Todo Dia

O candidato do DEM a prefeitura de Salvador, ACM Neto, assumiu o compromisso de trabalhar para que a linha um do metrô 1 chegue a Cajazeiras, nesta terça-feira (24), em discurso no Largo da Feirinha de Cajazeiras 8. O democrata afirmou ainda que vai implantar no bairro um Centro de Gestão Municipal, aproximando os serviços públicos municipais do cidadão. “Será um núcleo da prefeitura onde o cidadão vai poder reivindicar melhorias nas escolas, no posto de saúde, na pavimentação de ruas, na iluminação pública. Ele não vai mais precisar se deslocar até o gabinete do prefeito ou do secretário”, explicou. 

“O prefeito tem de estar ao lado do povo. Ele precisa bater no peito e assumir as responsabilidades de administrar uma cidade como Salvador, resolvendo os problemas urgentes da população. Eu vou fazer isso. Vou organizar a cidade e, para tanto, vou precisar do apoio de parlamentares como Jutahy Júnior no Congresso”, acrescentou o candidato. 

Quem também esteve presente na caminhada foi a vice na chapa de Neto, professora Célia Sacramento (PV). Ela defendeu que a próxima gestão enfrente o problema do trânsito e do transporte público em Cajazeiras. “Temos de observar que esse bairro é uma verdadeira cidade e merece atenção especial. O próximo prefeito será ACM Neto, e ele terá vontade política de fazer as melhorias que vocês precisam”, afirmou. 

Na rótula da Feirinha também esteve o deputado federal Jutahy Júnior (PSDB) que disse o clima de desespero ter tomado conta dos adversários de ACM Neto (DEM) porque o sentimento de vitória cresceria cada dia mais nas ruas. “Nós do PSDB estamos engajados na campanha porque temos a melhor chapa, e por isso vamos vencer as eleições”, defendeu. O presidente estadual do PSDB, Sérgio Passos e do vereador Paulo Câmera também se uniram à caminhada.?

    

quinta-feira, 12 de julho de 2012

União financiará expansão do metrô de Salvador

08/07/2012 - Folha de São Paulo

A presidente Dilma, que tenta imprimir a marca de boa gestora, anunciou que financiará um projeto de R$ 3 bilhões para a expansão do metrô de Salvador antes mesmo de o Ministério das Cidades analisar a proposta.

O projeto é uma parceria entre o governo de Jaques Wagner (PT) e o federal.

O anúncio de Dilma ocorreu em 18 de novembro de 2011, em solenidade em Salvador. Mas a proposta para o metrô, com o detalhamento financeiro e técnico do projeto, só chegou ao ministério mais de dois meses depois, em 26 de janeiro deste ano.

A proposta, que cita investimentos de R$ 42 bilhões, foi considerada "passível de apoio" pelo Departamento de Mobilidade Urbana da pasta em seis dias úteis, em fevereiro, apesar de a área técnica ter afirmado, em relatório, que o projeto não tinha "informações suficientes".

Diante do sinal positivo, o governo da Bahia tem agora até o ano que vem para fazer a licitação. O metrô em Salvador vem sendo construído há 12 anos, mas nunca foi colocado em operação.

As informações constam de documentos de processo administrativo do ministério, obtidos pela Folha com base na Lei de Acesso à Informação.

O parecer favorável ao projeto do governo baiano encerrou uma série de nove portarias assinadas pelo então ministro e hoje deputado federal Mário Negromonte (PP-BA), que determinavam a ampliação do prazo para que a pasta finalizasse a análise das propostas recebidas.

Outro lado

O Palácio do Planalto disse que a "decisão do governo federal foi tomada com base na documentação entregue pelo governo da Bahia". Esses documentos, porém, não constavam do processo no Ministério das Cidades.

O Ministério do Planejamento disse que o procedimento seguiu os trâmites legais. A pasta das Cidades disse que não ampliou os prazos para entregas de propostas.

A nota não esclarece por que o anúncio de Dilma ocorreu três meses antes de o projeto chegar ao ministério. A secretaria de Planejamento da Bahia não quis responder.